Porto Esperidião

REALIZAÇÃO DA XXVIII CONFERÊNCIA DISTRITAL ÁGUAS DO RIO PARAGUAI

Postado em: 29 de Maio de 2019

XXVIII CONFERÊNCIA DISTRITAL ÁGUAS DO RIO PARAGUAI

Cáceres recebeu de braços abertos mais de trezentos rotarianos e convidados de várias cidades, para fazer companheirismo, participar de palestras e assistir a apresentação das atividades e ações do ano rotário, da Governadora Marly de Fátima Ferreira.

O maior evento distrital do ano rotário realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio, na Sicmatur – Secretaria Municipal de Turismo, contou com a presença de autoridades entre eles o Representante do Rotary Internacional e médico Antonio Carlos Cardoso e sua esposa também rotariana e médica Mirtes Cardoso, o prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz e a Coordenadora Nacional da Casa da Amizade Nilce do Carmo Campos.

A abertura oficial da XXVIII Conferência Distrital teve como início a belíssima apresentação do grupo de dança de Cáceres, logo a seguir as falas das autoridades e as boas vidas da Governadora Marly de Fátima Ferreira.

O Distrito 4440 foi brindado com a ilustre presença do representante do RI, o governador 2013-14 do Distrito 4630 Antonio Carlos Cardoso, que deixou uma  mensagem para todos refletirmos: Como podemos ser verdadeiros rotarianos e dispensar o nosso tempo na realização de projetos autossustentáveis e duradouros. Com seu jeito carismático e agradável, atraiu a atenção de todos, que ficaram concentrados, em silêncio absoluto, absorvendo os ensinamentos.

Além das autoridades e rotarianos, a Conferência contou com a presença de renomados palestrantes que discorreram sobre temas relevantes como Meio Ambiente, Sustentabilidade pelo engenheiro agrônomo Ricardo Arioli,; Fundação Rotária e seus Avanços com o governador do Distrito 4470 Marcos Vinholi; Jovens Líderes em Ação ministrada por Anderson Andrade; YEP – Intercâmbio de Jovens, um programa de Rotary Internacional ministrada pelo rotariano Luiz Spengler Filho; Os governadores Vera e Antonio Zago animaram o público com sua palestra sobre Inspiração e Atração Rumo ao DQA;

Como não poderia deixar de fazer parte da programação, o assunto sobre a água e em alusão ao nome da Conferência, a professora Dra. Carolina Joana da Silva apresentou a palestra Água do Rio Paraguai: Corredor da Biodiversidade e da Cultura do Pantanal, um riquíssimo material, mostrando a importância da preservação da água, da flora e da fauna para a sobrevivência de todos os seres.

Durante os três dias ainda foram apresentados aos participantes outros assuntos muito interessantes como o projeto de companheirismo dos motociclistas; a ABROL – Academia Brasileira Rotária de Letras de Mato Grosso, tendo como presidente Clóvis Batista da Silva, deu início ao projeto Histórias de Clubes de Rotary, onde o primeiro a apresentar a sua foi o Rotary Club de Alta Floresta.

Na oportunidade, foi realizada a eleição para governador, ano rotário 2021-22, sendo eleito o rotariano do Rotary Club de Cuiabá-CPA Zozoel de Paula.

Ainda durante a programação foram feitas duas aclamações: a XXIX Conferência de 2010 pelo governador 2020-21 do Rotary Club Cáceres Washington Calado, e a apresentação da governadora indicada para o ano rotário 2021-22 Brígida Fischer, do Rotary Club de Tangará da Serra Centro.

Durante à noite do dia 24, a governadora Marly de Fátima Ferreira fez homenagens aos clubes e companheiros que se destacaram durante o ano.

Na tarde do dia 25, foi realizada a reunião do Colégio de Delegados, onde sob a coordenação do GD Nildo Queiroz, foram votadas as contas distritais e a deliberação sobre propostas e emendas.

Para finalizar o grandioso evento, a partir das 21 horas, todos foram convidados para se divertir no Baile Pantaneiro, onde a governadora e o YEP apresentaram uma dança folclórica, e após foi oferecido um jantar acompanhado de boa música.

Foram momentos de muito aprendizado, troca de informações e fortalecimento de amizades entre os rotarianos. E até 2020!

RUA RAMÃO LARA FRANCO,047